O tamanho real do Aleluia Ilhéus

Grupo de ambulantes se qualifica para o evento
JBO

É lamentável que alguns setores da sociedade de Ilhéus tenham apequenado a proposta inovadora do Aleluia Ilhéus e transformado o evento em um mero palco de shows nacionais. O protagonismo deste evento é outro: é o fortalecimento (e a qualificação) do pequeno empreendedor e a oportunidade de apresentar à cidade um novo conceito de evento público.

Quem duvida disso, basta ir ao auditório da Fundação Cultural de Ilhéus para entender a importância deste movimento. Os pequenos artesãos da cidade começam a se mobilizar e acreditar em seu potencial. Para quem não sabe, a maior parte dos souvenires vendidos aos nossos visitantes - inclusive o fruto do cacau estilizado - é fabricada no sertão da Bahia. Produzimos muito pouco, hoje.

Empreendedores Individuais que hoje produzem na cidade e vendem para um público ainda muito fechado, que não passa da vizinhança ou da esquina de casa, terão oportunidade de expor os seus produtos para toda uma cidade e seus visitantes. Tudo focado na qualidade e na exigência de técnicos e consultores do Sebrae.

A agricultura familiar, que hoje une mais de cinco mil pequenos trabalhadores desta cidade, os debates sobre o futuro que queremos, o movimento cultural da nossa gente, novas propostas de estímulo à economia criativa também estarão na pauta e no circuito da festa.

Quem trabalha como ambulante está passando por cursos e palestras sobre manipulação de alimentos e bebidas e disponibilizarão em seus espaços comerciais números de telefone para que o consumidor possa se queixar caso algo não esteja a conteto. Uma medida antes nunca vista em terra tupiniquim.

E mais: quem até hoje se manteve na informalidade - sem pagar imposto para a cidade e sem investir em seu próprio futuro - está procurando as entidades representativas para se tornar, finalmente, um Empreendedor Individual, pagar imposto do seu suor e recolher os benefícios do INSS para uma futura aposentadoria.

Sem formalização, os prestadores de serviço não irão ser beneficiados pelo Aleluia Ilhéus. É condição sine qua non.

Essa é a essência do projeto.

Por isso, posicionamos o Aleluia Ilhéus em algo que é mais que um evento.

É um movimento transformador.

Claro que pode dar certo ou não.

O tempo dirá.

Mas enxergamos méritos em quem está disposto a tentar fazê-lo.

Sabemos que são poucos fazendo contra muitos que torcem para que dê errado!